Foto: Vanessa Piccinin (Divulgação)
Apresentação da campanha ocorreu na terça à noite, para um público de cerca de 80 pessoas, no auditório do Diário. Na foto, da esquerda para direita, Carlos Costabeber, Ademir José da Costa, Marli Rigo e Ewerton Falk
A Black Week Santa Maria, que será realizada de 22 a 25 de novembro, foi lançada na noite de terça. Apesar da chuva, um bom público compareceu ao evento, na sede do Diário de Santa Maria, para entender de perto como vai funcionar a campanha fruto da parceria de Sindilojas Região Centro, CDL Santa Maria, Diário, prefeitura e Ofertz.
Black Week Santa Maria será lançada nesta terça-feira
- A ideia é aproveitar esse volume de mídia e de marketing que o mundo inteiro faz convidando as pessoas a consumir durante a Black Friday, um contexto do qual Santa Maria geralmente fica de fora e nosso lojista não realiza vendas. Só assiste às grandes redes e sites venderem pela internet. É uma forma de incentivar o consumidor a comprar do nosso lojista. Mas não se enganem, não é uma data para liquidação de ponta de estoque. É aquele momento em que as pessoas buscam comprar para si. O lojista deve estar preparado para isso - disse o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa.
A presidente da CDL, Marli Rigo, vê na Black Week a chance de rever conceitos:
- Quando a ideia foi lançada, ouvi de alguns colegas: "Promoção agora que vão começar as vendas do Natal?". Mas o varejo mudou porque o consumidor mudou, e as grandes redes varejistas usam a Black Friday para dar o impulso nas vendas nesse período que é o mais esperado. A Black Week pode dar esse impulso necessário aos pequenos e ajudar a fazer esse dinheiro ficar em Santa Maria, o que ajuda a melhorar a economia.
Indústria de Santa Maria produz estufa para barbearias
O diretor comercial do Diário de Santa Maria, Carlos Costabeber, também falou sobre a mudança dos hábitos.
- O jogo mudou. As regras do jogo mudaram. E não basta conhecer o jogo, é preciso saber jogar o jogo. Ou então estamos liquidados. O consumidor sabe as épocas do ano em que há promoções, sabe o preço habitual das coisas. Hoje, o pai de família não deixa mais para comprar uma geladeira, uma televisão, no Natal. Ele sabe que poucos dias depois, o mesmo produto estará 30% mais barato. A hora de vender é agora. A Black Friday é uma realidade e veio para ficar. Mas o pequeno, sozinho, não tem nenhuma chance. A única chance de sobrevivência do pequeno está na união. E é isso que as entidades estão buscando fazer, unir os pequenos.
INOVAR PARA ATRAIR
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Ewerton Falk, concluiu.
- Ações como essa representam a inovação que o setor busca. Se o cliente mudou, o varejo pode e deve mudar para ir ao encontro de suas necessidades. Inovação nem sempre está ligada à tecnologia, mas a fazer algo que já é feito de forma diferente e obtendo melhores resultados. Santa Maria tem potencial para, em datas como essa, atrair consumidores da região. Mas é preciso criar um ambiente propício, e a união de forças pode criar esse ambiente - disse.
COMO SERÁ
A Black Week em Santa Maria
- A promoção acontecerá entre 22 e 25 de novembro (quinta a domingo)
- A adesão à campanha é gratuita e qualquer estabelecimento pode participar, desde que se comprometa a fazer promoções reais
- Uma equipe do Sindilojas e CDL SM já estão, desde o dia 9 de novembro, visitando lojistas para a entrega dos kits que vão sinalizar as lojas participantes
- Não são apenas as lojas do Centro que são convidadas a participar. O comércio dos bairros, como Camobi e Tancredo Neves, além dos shoppings, será contemplado. Aquele lojista que não receber o kit, pode entrar em contato pelo telefone (55) 3028-4634 e solicitar.
Programação
- Apesar do ponto alto da Black Friday em todo mundo ser na sexta-feira (como o nome sugere) no sábado (24) a Black Week Santa Maria terá intervenções do Sesc Circo no Calçadão, enquanto acontece um encontro de food trucks, também em promoção, na Praça Saldanha Marinho
- Na quinta, dia 22, o Diário de Santa Maria traz o encarte oficial da campanha com grande parte das lojas participantes e suas promoções
*Assessoria de imprensa do Sindilojas